Principais afecções alérgicas em equinos

O blog tá muito "cachorrinho-gatinho", e como medicina veterinária não é só isso, aí vai um post sobre um animal de grande porte, mais especificamente EQUINOS!





Cavalos podem ser sensíveis a inúmeras substâncias quase sempre existentes no meio ambiente onde vivem. Pólen de milho, de aveia, de trigo, de cevada; gramíneas, pólen de árvores, fungos, bolores, pó de baia ou celeiro e vários alimentos tais como: alfafa, cevada, milho, linhaça, sorgo, aveia, soja, trigo, trevos, podem causar manifestações alérgicas. As alergias podem também estar associadas às várias outras causas de doenças respiratórias causadas por vírus e bactérias.


Dentre as causas mais encontradas das reações de hipersensibilidades em equinos, pode-se destacar: hipersensibilidade a insetos, alergia alimentar, de contato e reações cutâneas a drogas.

Abaixo estes exemplos mais detalhados:


~#Hipersensibilidade a insetos
A hipersensibilidade a insetos é uma das enfermidades cutâneas pruriginosas mais comum em eqüinos, porém raramente causam urticária. Não há predileção por idade, sexo ou raça e há alguma suspeita de que possa existir um componente hereditário. Veja como reconhecer e tratar esse mal:

SINTOMAS: Pápulas pruriginosas e pequenas feridas são comumente encontradas e em alguns casos encontramos regiões de alopecia (sem pêlo). A distribuição é variável e pode ser dorsal, ventral ou dorsal e ventral. A face, as orelhas, a parte dorsal do tronco e a cabeça são as partes mais comumente afetadas na hipersensibilidade dorsal. Já a hipersensibilidade ventral se caracteriza por prurido (coceira) e erupção papular crostada (feridas) na linha média ventral, na virilha, na axila, no tórax e na região intermandibular. Os animais acometidos ficam altamente pruriginosos, podendo até mudar de temperamento tornando-os irritados e se mordem e esfregam, causando perda de pelos e escoriações.

DIAGNÓSTICO: Baseia-se na história clínica compatível, nos achados físicos e na eliminação de outras causas de prurido a eqüinos. Os raspados de pele em geral não têm valor , porém a biopsia cutânea é o teste diagnóstico mais eficaz.

TRATAMENTO: O tratamento, basicamente envolve o controle de insetos e o uso criterioso de glicocorticóides. As áreas de reprodução de insetos como água parada e estercos devem ser eliminadas. Os animais devem ser pulverizados com inseticidas residuais como piretrina ou piretróides e se for possível, usar telas anti insetos nas baias desses animais. Em animais onde o controle de insetos não é o suficiente para aliviar o desconforto, o cloridrato de hidroxina pode ser benéfico. Se não houver resposta, a prednisolona é a próxima droga de escolha. O banho diário dos animais é uma boa opção para remover crostas e diminuir o prurido.

~#Alergia Alimentar
São raros os casos de hipersensibilidade relacionada a alimentos em eqüinos. Os alimentos mais comumente apontados incluem batatas, malte, polpa de beterraba, farinha de peixe, trigo, alfafa, cevada, farelo e aveia.

SINTOMAS: A pele, o trato respiratório e gastrointestinal podem ser acometidos. As manifestações incluem prurido generalizado, urticária, prurido anal, flatulência, fezes moles e até asma em alguns casos.

DIAGNÓSTICO: O diagnóstico é feito pela eliminação das causas mais comuns do prurido até se conseguir identificar o alimento causador.

TRATAMENTO: Consiste basicamente na retirada do agente agressor da dieta (alimento alérgeno) e em casos graves, pode-se usar glicocorticóides.

~#Alergia de contato
Também são raras, talvez pelo fato da pelagem atuar como barreira protetora. Os alergenos poteciais usualmente são pequenas moléculas que penetram na pele, como plantas de pasto (brachiaria), material da cama das baias, repelentes de insetos, medicações tópicas e arreios.


SINTOMAS: A sintomatologia clínica consiste de eritema (vermelhidão), tumefação (inchaço), exsudação, dor ou prurido. Geralmente costuma progredir para alopecia (queda dos pelos) e formação de crostas (feridas).

A distribuição das lesões pode sugerir a causa alérgica. Quando somente os membros estão afetados e/ou a face e focinho, pode-se suspeitar mais de uma causa como planta do pasto ou a cama da baia, já quando temos acometidos a face e o tronco, os arreios e quando os sintomas se encontram na face, orelhas, pescoço e tronco, como causa, podemos ter repelentes de insetos e medicações tópicas.

DIAGNÓSTICO: O diagnóstico definitivo é feito ou por exposição provocativa ou por teste de pequena área. A exposição provocativa consiste em evitar a substância suspeita durante 10 dias ou até sumirem as lesões e reexpor o animal à substância para observar a volta das lesões ou sintomas clínicos durante os próximos 7 dias. O teste de pequena área consiste na aplicação da substância suspeita a uma área da pele durante 2 a 3 dias. Substâncias que não aderem à pele como plantas, material de cama e outras são testadas sob um penso oclusivo (teste fechado de pequena área) onde a substância é aplicada à pele e o local é coberto por um tampão de gaze e enfaixado por 2 ou 3 dias. Após a retirada do tampão, a região é avaliada para verificar se há dor, prurido, tumefação ou eritema. Biópsia do local de teste deve ser obtida e o tecido deve ser examinado histologicamente para confirmar o diagnóstico.

TRATAMENTO: Consiste na identificação da substância agressora e sua exclusão. Caso não seja possível a identificação da substância, devem ser usados glicocorticóides sistêmicos e xampus para limpeza.

~#Reações cutâneas a drogas
As reações cutâneas a drogas em eqüinos são dificilmente encontradas e podem ser bem parecidas a outras doenças de pele. Qualquer agente terapêutico administrado por qualquer via pode causar uma reação à droga. As drogas mais comumente incriminadas são: penicilina, streptomicina, oxitetraciclina, cloranfenicol, fenotiazinas, fenilbutazona, aspirina e glicocorticóides.

SINTOMAS: A sintomatologia é variável e pode ou não haver prurido. A urticária, e erupções generalizadas são comumente observadas.

DIAGNÓSTICO: Depende de uma boa anamnese e história precisa da medicação. As biopsias de pele podem ser úteis na comparação de um diagnóstico clínico.

TRATAMENTO: Consiste na remoção da droga agressora, terapia sintomática e eliminação de compostos relacionados. Normalmente a reação da droga desaparece em 2 a 3 semanas, mas em alguns casos podem durar meses.

~#Atopia
Atopia é uma dermatite pruriginosa provocada pela inalação de alérgenos.

SINTOMAS: Manifesta-se por enfermidade cutânea pruriginosa. Urticária e asma concomitante são quadros clínicos comuns. A atopia pode imitar qualquer uma das dermatites pruriginosas de equinos e em alguns casos pode ocorrer juntamente à hipersensibilidade a insetos.

DIAGNÓSTICO: Pode-se fazer um diagnóstico de tentativa depois de eliminada outras causas de prurido e com resposta positiva a glicocorticóides exógenos. Para confirmação, deve ser feito o teste cutâneo intradérmico.

TRATAMENTO: O tratamento é individualizado e pode incluir a eliminação das substâncias agressoras, o uso de hidroxizina e prednisolona via oral.

~#Anafilaxia
A anafilaxia (choque anafilático) é a alteração aguda passageira, representando risco de vida, na permeabilidade vascular e contração da musculatura lisa, ocorrendo de modo muito rápido após uma série de possíveis estímulos. As reações são alérgicas e se seguem a uma provocação antigênica. É o processo alérgico mais perigoso onde devemos tomar muito cuidado, pois o animal pode vir a óbito em muito pouco tempo. Tipicamente a anafilaxia envolve uma série de sistemas do organismo, como o respiratório e cardiovascular.

SINTOMAS: O problema pode, ou não, estar associado a manifestações cutâneas como urticárias e pequenas feridas. Os sintomas clínicos iniciais ficam evidentes dentro de poucos minutos após a provocação do estímulo. De início a anafilaxia se manifesta sob a forma de ansiedade, taquicardia e dispnéia, que podem ser seguidas por sudorese e diarréia. Finalmente, ocorrem depressão respiratória grave, decúbito, convulsões e em muitos casos morte.

DIAGNÓSTICO: Se baseia nos sintomas clínicos e deve ser imediato.

TRATAMENTO: Deve ser imediatamente administrado, para que não ocorra a morte. Nas situações em que há risco de vida, usa-se epinefrina via intravenosa. O uso de corticosteróides como a dexametasona e fluidoterapia também são indicados. O prognóstico é reservado, e depende da rapidez do clínico em identificar os sintomas da anafilaxia e seu tratamento.




0 Responses